sábado, 22 de março de 2014

Os Livros que Marcam


Coraline – Neil Gaiman

Foi minha porta de entrada na literatura. Tenho um verdadeiro xodó por esse livro. A história de uma garota que vai para um outro mundo através de uma porta na parede e que enfrenta as armadilhas de uma “Outra mãe”, me fascinaram. Lembro que o pensamento que tive logo depois de terminá-lo foi de êxtase. E de tristeza por ter acabado, também. Mas havia encontrado um caminho. Achado meu gosto. Eu amava os livros.





Harry Potter  - J. K. Rowling

Cada um tem seu pedaço precioso da série que conquistou o mundo. A magia, a força, a determinação, a amizade... não tem como listar os benefícios que esses livros oferecem. Lembro que na época que lia Harry Potter, achava que podia enfrentar qualquer problema. A resposta era saber como confiar em mim. Ter coragem e amigos com que contar. Lia e vivia com meus meios, da minha forma. Achando forças nas palavras. E a cada fim de livro, um aperto no peito. De perda de um amigo. Um amigo que vinha, me ensinava, e ia embora. Aprendi a crescer assim.




As Crônicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin

O jogo. A vida e suas armadilhas. As traições e o egoísmo. Ganância e vingança. Se pensam que isso é apenas palavras chaves para os livros de genial GRRM, está enganado. Também é a vida em que vivemos no dia a dia. No trabalho (Principalmente lá), na faculdade, em casa, em tudo. Acho que é por isso e por inúmeros outros motivos que As Crônicas de Gelo e Fogo me conquistou. Não é apenas ficção adulta, é todo um jogo psicológico. É tudo intricado, vivo, correndo em sangue. Entre amor, a perda, e o imprevisto. É a força de vencer e a dosagem de saber até onde vão meus princípios, será que realmente os fins justificam os meios? Será que posso confiar nas pessoas? Sim, Não? Como diria uma das minhas personagens favoritas da serie: Se olhar para trás estou perdido.



Há mais livros, porém creio que nunca haveria espaço suficiente para falar de todos. Aos poucos vou citando. Por agora, creio que estes já bastam.

3 comentários:

Camila Deus Dará disse...

Oi, Michel.
Não conhecia esse livro, Cotaline, mas fiquei curiosa, parece ser bem legal e como vc disse que foi por ele que descobriu sua paixão por livros, fiquei mais curiosa ainda.
Os outros livros que falou, eu conheço e tbm acho que são ótimos.
O livro que me fez amar ler foi "O Diário da Princesa", kkkkkk eu tinha uns 9 anos, lembro da história e da capa até hoje, ela era toda rosa. Vi o livro na biblioteca da escola e não resisti! :)

Camila Deus Dará disse...

Coraline*

Michel Filipe disse...

É cada um tem seu livro!
Coraline é ótimo. Pode ler que você vai gostar e é pequeno também.
Também li ele na escola.kkkk

Postar um comentário